domingo, 14 de maio de 2017

A Revolução Americana

A Revolução Americana

 Revolução Americana de 1776, teve suas raízes na assinatura do Tratado de Paris, que, finalizou a Guerra dos Sete Anos. Ao final do conflito, o território do Canadá foi incorporado pela Inglaterra. Neste contexto, as treze colônias representadas por Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, Nova Hampshire, Nova Jersey, Nova Iorque, Pensilvânia, Delaware, Virgínia, Maryland, Carolina do NorteCarolina do Sul e Geórgia começaram a ter seguidos e crescentes conflitos com a metrópole inglesa, pois, devido aos enormes gastos com a guerra, a metrópole aumentou a exploração sobre essas áreas. 

As ações militares entre ingleses e os colonos americanos começam em março de 1775. No decorrer do conflito (LexingtonConcord e batalha de Bunker Hill), os representantes das colônias reuniram-se no segundo Congresso de Filadélfia (1775) e Thomas Jeffersondemocrata de ideias avançadas, redigiu a Declaração da Independência dos Estados Unidos, promulgada em 4 de julho de 1776, dando um passo irreversível.

Guerra dos sete anos, terminada com vitória da Inglaterra sobre a França (Tratado de Paris1763), deixou a nação vencedora na posse de ricos territórios no continente americano, já colonizados, sendo reconhecido o seu direito de expandir o seu domínio em direção ao interior do continente.

Pela primeira vez na história da expansão europeia, uma colônia tornava-se independente dos países por meio de um ato revolucionário. E fazia-o não só proclamando ao mundo, no documento histórico aprovado no 4 de Julho, o direito à independência e à livre escolha de cada povo e de cada pessoa

Feito por Stela

Curiosidades 

Em 1773, o Parlamento inglês concedeu o monopólio do comércio do chá à Companhia das Índias Orientais, da qual muitas personalidades inglesas possuíam ações.

O curso da guerra pode ser dividido em duas fases a partir de 1778. A primeira fase, ao norte, assistiu à captura de Nova York pelos ingleses (1776), além da campanha no vale do rio Hudson para isolar a Nova Inglaterra, que culminou na derrota em Saratoga (1777), e a captura de Filadélfia (1777), depois da vitória na batalha de Brandywine.

A segunda fase desviou as atenções britânicas para o sul, onde grande número de legalistas podiam ser recrutados. Filadélfia foi abandonada (1778) e Washington acampou em West Point a fim de ameaçar os quartéis-generais britânicos em Nova York. Após a captura de Charleston (1780) por Clinton, Cornwallis perseguiu em vão o exército do sul, sob a liderança do general Greene, antes de seu próprio exército, exaurido, render-se em Yorktown, Virgínia (outubro de 1781), terminando efetivamente com as hostilidades.

Os britânicos, lutando a 5500 km de casa, enfrentaram problemas de carência de provisões, comando desunido, comunicação lenta, população hostil e falta de experiência em combater táticas de guerrilha.

Feito por Maria Eduarda Trentim


https://casadeinverno.files.wordpress.com/2010/07/revolucao_americana.png


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfXqqf1kr8Ywbu5vlClSDEJv8rNHRId4VFJBgT-YoYLAs2oIq6vwe7URTrNhg9Gu_BqxIMmfUckc3xFNzu-6g-RWGlEvRhRSx-1l4hEdV61f452zm2lVN-AjE_Qtykw9-xPRO4jNIbv-k/s1600/miranda1.gif


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmq7TGD2Bkx6_gWdGGfdXukOdtzMKwW4fjIay4v6h5oavvCzVQFcckPM4FFX14a0MjQ7yIpMUJryLWBjp8lPXshjbNsiyetIcfq0oluUZiT0NXfoP6tET_yG34CG-d6LDSxh9VNR-LbZQ/s1600/IA1.jpg

Feito por Rulian


Feito por Lisley

Nenhum comentário:

Postar um comentário